Friday, October 21, 2011

Vale a Pena Investir num "Full Time" MBA?



Vale a pena deixar um bom emprego e investir 1-2 anos da vida, mais todo o custo financeiro em um MBA de tempo integral?

Mesmo para aqueles que desejam uma alta posição gerencial numa organização, a resposta não é mais automática como era há 10 ou 20 anos atrás. Entretanto, atendendo a certas condições, tenho convicção que ela ainda é um imperativo SIM, com as  melhores recomendações!

A decisão precisa considerar diversos elementos, alguns relativamente recentes, como a grande quantidade e a relativa comoditização dos MBAs, a competição dos programas executivos e dos programas ministrados em fins de semana (Fully Employed MBAs), e o alto custo das das anuidades, hoje em níveis próximos do salário médio anual de um recém graduado no mestrado.

Somando-se tais anuidades ao custo de oportunidade de se ficar 1-2 anos sem remuneração, o desembolso equivalente atinge 3 anos do salário futuro!

Com o risco de não se conseguir um bom emprego ou remuneração justa na volta e de perder seu espaço na empresa atual, porque não cursar um MBA executivo ou o mestrado de fins de semana (frequentemente financiado pelo empregador) e, assim, evitar a maior parte deste custo?

E para o futuro empreendedor, faz sentido o full time MBA ou este grau acadêmico é mais apropriado para quem deseja uma carreira numa grande corporação?

Obviamente, na falta de acesso a financiamento, ou ainda em fase mais avançada da vida, da carreira ou de família, suspender tudo por um MBA em tempo integral, ainda mais se em outro país, pode não ser a melhor decisão. Mas, para os jovens ao redor dos 30 anos, alguns elementos podem tornar o projeto numa oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional!

O fator mais crítico é a seleção de (e ser aceito por) um dos 20-30 melhores programas de full time MBA do mundo, onde se tem acesso a, entre outras coisas, um programa acadêmico intenso e uma estrutura de qualidade diferenciada.

Nestas faculdades, já com alguma experiência de trabalho e maturidade, o estudante vai poder se aprofundar e obter um bom domínio em Marketing, Finanças, Contabilidade, Operações, Micro/Macro Economia, Empreendedorismo e outras matérias.

Francamente, como ler e estudar todos os livros, preparar os diversos “cases” requeridos a cada trimestre e necessários para se aprender bem sobre tais assuntos, quando se tem que conciliar tal esforço com um emprego em tempo integral?

A complementação acadêmica obtida com o MBA é valiosa e enriquecedora para mestrandos que tiveram uma formação em Exatas ou Humanas (em menor escala para os com formação em Administração de Empresas). E o background mais analítico dos engenheiros, por exemplo, facilitará uma melhor aprendizagem de boa parte dos temas acima.

Para os empreendedores, tal domínio trará benefícios significativos na gestão de sua empresa, de suas diversas áreas funcionais e na relação com terceiros, como contadores, bancos e advogados.

Financeiramente, os graduados das faculdades de topo da pirâmide obtêm níveis salariais iniciais médios 60 a 80% maiores que os recebidos anteriormente ao MBA, e valores bem acima dos colegas advindos de programas classificados em faixas inferiores do ranking.


É relevante também o valor dos contatos profissionais e amizades que se pode desenvolver durante este período. Quando se pode dedicar integralmente a um projeto com tanta interação interpessoal, como um full time Mba, normalmente se desenvolvem relações mais duradouras e profundas. Seja pelo lado pessoal ou profissional, o valor destas amizades e network é alto e o retorno tende a ser alavancado nas relações desenvolvidas nas faculdades de primeira linha.

E há o valor da experiência de vida, particularmente de se viver numa outra cultura e país. Este é difícil de quantificar, até de descrever. Só vivendo! Período para se refletir sobre o que deseja da vida, da sua carreira ou projetos para sua futura empresa. Para se aconselhar e explorar idéias com professores, colegas, profissionais bem sucedidos e empreendedores. Tempo para fazer mudanças, ou para conhecer seus futuros sócios.

Por isto tudo, recomendo o esforço de aplicação e  de cursar um full time MBA em faculdade de topo de pirâmide no exterior. É uma oportunidade valiosa que não vai se repetir na sua vida!

No comments:

Post a Comment